Vamos Repensar nossos hábitos !
Vamos recusar e mudar ações
que prejudicam o Planeta ?
Vamos reduzir, reutilizar, reciclar ?
Se a reciclagem reduz a contaminação e o impacto de degradação sobre o meio ambiente,
diminui as retiradas de matéria-prima da natureza,
gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada dos resíduos.
Por que São Paulo, não consegue promover a coleta seletiva , a logística reversa,
a PNRS - Politica Nacional de Resíduos Sólidos?
Se a coleta seletiva, a logística reversa são fontes de renda para os movimentos sociais de catadores e catadoras, associações de moradores ?
O que falta para acontecer?
Educação socioambiental, fiscalização, engajamento?
O que queremos para nossa cidade?
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem dos resíduos e a logística reversa.
Os benefícios da seletividade na geração dos resíduos doméstico ficam cada vez mais evidentes,além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada.
A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos.
O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto, com isso, o prejuízo econômico passa dos bilhões anuais, no momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva, ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada.
Com a separação é possível: a reutilização, a reciclagem, o melhor valor agregado ao material a ser reciclado, melhores condições de trabalho dos movimentos sociais de catadores e catadoras ou classificadores dos materiais recicláveis.
A compostagem; menor demanda da natureza;
o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e
menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.
O que é reciclável?
É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.
O que é logística reversa ?
A logística reversa é uma ferramenta para sustentabilidade e o cumprimento da lei que foi aprovada em 2013, pelo 1o , 2o e 3o setor !
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico, socioambiental que obriga , viabiliza a coleta de inservíveis e a restituição dos resíduos ao setor empresarial.
A logística reversa demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam ao meio ambiente
Se nós cidadãos e cidadãs, colaborarmos
a cidade será mais limpa, sustentável e humanizada !
Salve o dia 05 de junho !