Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Ipojuca Sustentável


O Café Comunitário acontecerá na Praça São Crispim, na Lapa no dia 18 de setembro de 2021, Sábado.

Convidamos todas as moradoras (es), trabalhadoras (es), comerciantes, vereadores, vereadoras, deputados, deputadas para participar do Café Comunitário, que acontecerá das 9h30 ás 13h00na Praça São Crispim- Vila Ipojuca, no bairro da Lapa em São Paulo no terceiro sábado de setembro.

O encontro acontecerá para refletirmos sobre a pandemia, a vacinação, e sobretudo para repensarmos as ações afirmativas sustentáveis, nos arredores da Praça para diminuir as enchentes na região. 

Nós cidadãs e cidadãos gostaríamos de implementar no bairro as infraestruturas Verdes & Azuis, para requalificar, revitalizar os espaços públicos e sobretudo para melhorar a qualidade de vida da população.

Convidamos a Sra. Fernanda Galdino, atual Subprefeita da Lapa, vereadores, vereadoras, deputados, deputadas para requerer emendas parlamentares para materializar as infraestruturas verdes&azuis. 

As ações sustentáveis estão fundamentadas na Carta da Terra, nos ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e em todas as legislações municipais, estaduais e federais.

Muito Importante : Pedimos gentilmente que cada participante contribua com os Comes , sendo tortas salgadas, bolos caseiros, sanduiches & Bebes - sucos de frutas, água mineral, refrigerantes).

Reiteramos que todes portem o álcool gel, informamos que o uso de máscara será obrigatório no local do evento.

Infraestruturas Verdes & Azuis

Com a construção das drenagens sustentáveis, das bio-valetas, do plantio de 5000 mil arvores as enchentes serão minimizadas no baixo Lapa. 

A história da Luta da Vila Ipojuca Corajosa

Movimento social organizado para lutar pelo VERDE! 


A Sociedade organizada luta pela preservação da Praça  

                         Para evitar a construção de um piscinão no local da Praça,
 onde as arvores despareceriam e seria construído um estacionamento árido, cimentado, as moradoras, moradores, se organizaram e conseguiram uma recomendação da Defensoria Pública e a suspensão da  pelo Ministério Público Estadual.




Rafael Abrahão dramaturgo, ator, diretor de teatro e presidente da Santa Cia e Annabella Andrade, gestora ambiental, ativista socioambiental, militante pelos direitos das mulheres e LGBTQI+. 


Para evitar a construção de um piscinão no local da Praça, onde as arvores despareceriam e seria construído um estacionamento árido, cimentado, as moradoras, moradores, se  organizaram e conseguiram uma recomendação da Defensoria Pública, e o pedido  do Ministério Público à Prefeitura de SP que a obra fosse suspensa.
Annabella Andrade e Rafael Abrahão são os coordenadores das ações de militância em prol da Praça São Crispim em conjunto com a sociedade organizada. 



                 Sem luta não há vitória 

 Os atores e atrizes da Santa Cia,
coletaram inloco muitas assinaturas nos abaixo-assinados físico e pediram para as pessoas assinarem o abaixo-assinado virtual.
 Os abaixo assinados foram juntados nas representações contra a Prefeitura, 
no Ministério Público 
e na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
 O Ministério Público, recomendou a suspensão da obra do piscinão e a  
preservação da Praça São Crispim e de outras 04 praças,que seriam dizimadas.
        
 O Movimento Social organizou as Rodas de Conversa, Cafés, Pic-Nic Comunitário com a colaboração dos comerciantes da região.
Agradecimentos ao Bar da Mara que cede as cadeiras e mesas e ao pessoal da Ótica que cede a energia.




#MulheresUnidasNuncaSerãoVencidas 
 As protagonistas desta luta são mulheres, jovens e adolescentes!
 



Plantio correto de Arvores na Praça São Crispim


         O que é o Movimento Ipojuca Sustentável

São ações afirmativas comunitárias, coletivas que visam a implementação de todas as políticas públicas socioambientais, sustentáveis fundamentadas na Carta da Terra, nos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, nas legislações municipais, estaduais e federais. 

Grande participação social !

A mobilização popular em prol da Praça São Crispim, com a participação do grupo, Pompeia Sem Medo que somou no evento, colaborou positivamente no debate, avaliando a importância da preservação e manutenção das Praças São Crispim na Lapa e na Pompeia, que também seria destruída pela obra de outro piscinão. 



A Roda de Conversa aconteceu na Praça São Crispim, contou com a presença engenheiro da SP Urbanismo Sr. Pedro Algodoal,que explicou porque o piscinão deveria ser construído na Praça São Crispim. 

O Sr. Antônio Castelo Branco, arquiteto e especialista em Urbanismo,morador do bairro compareceram assessores parlamentares representando os vereadores Eliseu Gabriel(PSD) e Gilberto Natalini(PV). 

Para rebater, contestar e defender o espaço urbano verde, e que a obra dizimaria a Praça, os engenheiros(as) arquitetos e arquitetas voluntários, Fernanda Colejo e o pessoal da Cota, apresentaram outras possibilidades que são as infraestruturas verdes&azuis. 

Muitos moradores, moradoras, comerciantes, estudantes, donas de casa tiveram voz, para defender a Praça, as arvores,  a qualidade de vida que ela proporciona a população da Vila Ipojuca.





As atrizes e atores da Santa Cia, coletaram previamente as assinaturas e convidaram as pessoas para a Roda de Conversa, que aconteceu em um sábado ensolarado em 11 de janeiro de 2020.




Mobilização Popular

Para que o Projeto Ipojuca Sustentável aconteça as pessoas foram sensibilizadas e durante o pleito, assinaram termos de parcerias com o 1º, 2º e 3º setor. 
Com muito consenso e luta nasceram os movimentos Ipojuca Corajosa, que luta em prol de um bairro mais sustentável, inclusivo, humanizado e com direito a cidade.


https://santaciadeteatro.com/movimento-pela-praca-sao-crispim/                           https://www.facebook.com/groups/2780334885342623   https://www.facebook.com/preserveapracasaocrispim/     https://www.instagram.com/preserveapra





" Nós amamos a Vila Ipojuca", palavras das moradoras Regina, Flordinice Pinheiro lideres comunitárias, que quinzenalmente fazem um mutirão para deixar a Praça impecável, e cobrar a limpeza do local a concessionária de limpeza pública.
  

#MaisVerde #MaisArvores #QualidadeDeVida

     Politicas publicas colegiadas pelos moradores e moradoras da região

As políticas públicas eleitas foram colegiadas pela sociedade civil, durante os encontros, rodas de conversa que ocorreram antes da pandemia na Praça São Crispim e em outros espaços de interação da população.

Onde acontecerá 

Estamos pleiteando a construção de 5.000 mil metros de infraestruturas verdes&azuis, vários jardins de chuvas, bio-valetas, calçadas permeáveis,plantio de 5000 mil arvores e implementação do “Projeto Adote Uma Arvore”.

Os projetos de geração de trabalho e renda, contaram com cursos de capacitação das terceirizadas para o manejo correto e poda das arvores.

O Ipojuca Sustentável, tem como objetivo de permeabilizar o solo para melhorar a qualidade do ar, aumentar a infiltração das águas subterrâneas, para diminuir as enchentes na área e nos arredores da Praça São Crispim, e no baixo-Lapa.

A sociedade civil militou, organizou-se para lutar pela qualidade de vida na Vila Ipojuca, pelo aumento do plantio de arvores, colocação de cisternas para captação de água, energia solar, pré-tratamento das águas pretas, o desenterramento do Rio Tiburtino. 

Chamamento Publico !

 Quem quer um Jardim de Chuva ?

Requeremos a SubPrefeitura da Lapa, um chamamento publico que a população adote os jardins de chuva, o plantio das arvores, e acolha os espaços para a implementação dos projetos de agroecologia, colmeias de abelhas sem ferrão, espaço para as hortas organicas, piscininhas de retenção, postes com luz solar, pontos de entrega voluntária de coleta de oleo de cozinha,esponjas, tubos de pasta dental e escovas e dente.


  
Como e quem são os apoiadores

                  Parafraseando o Rei Pelé "A voz do Povo é a Voz de Deus", se a população desejar um jardim de chuva, ela poderá ter um espaço verde para cuidar, com o apoio dos movimentos sociais socioambientais, feministas, das artesãs e artesaõs, estudantes, universidades,moradores, moradoras, trabalhadoras(es), comerciantes, empresas, instituições públicas e  escolas públicas e privadas.


 Manejo correto de arvores


                    Para as arvores manterem-se saudaveis elas necessitam que suas raizes sejam cobertas com extrato florestal.

Projeto de Revitalização da Viela entre a Praça São Crispim e a Praça Pio XI





Visita tecnica da engenheira Beatriz Codas 
a Viela das Gatas! 



Roda de Conversa com as moradoras sobre as insfraestruturas Verdes & Azuis


 

                                    


 
 
    

A identificação das arvores nas cidade são fundamentais, para que as especies arboreas sejam manejadas, podadas e tratadas corretamente .

No Parque Trianon as arvores são identificadas, e os colaboradores e colaboradoras terceirizados são sistematicamente capacitados, para executar o manejo correto das espécies arbóreas, conforme suas especificidades.

Por que Ipojuca Sustentável? 

Para fomentar a educação socioambiental, ações socioculturais, socioeducativas e sustentáveis para a conservação, manutenção dos espaços públicos para melhorar a qualidade de vida da população e implementar infraestruturas verdes e azuis, com objetivo de permeabilizar o solo, diminuir as enchentes e aumentar a infiltração nos lençóis freáticos.


      

Qual a importância das drenagens sustentáveis

           Jardins de chuva, tecnicamente chamados de Sistemas de Biorretenção são uma alternativa sustentável, estética à drenagem urbana, que utiliza a atividade biológica de plantas nativas e microrganismo, para remover os poluentes das águas pluviais e contribuir para a infiltração e retenção dos volumes de água das chuvas, para evitar enchentes. 

Muitas cidades ainda utilizam sistemas isolados de escoamento pluvial que frequentemente saturam, gerando inundações e alagamentos. 

Neste cenário os jardins de chuva entram como um poderoso aliado, e é inegável a importância de vários espaços para a aspersão das águas pluviais.

 


Os proprietários do Bar Miúda Adotaram o Jardim de chuva

  

Praça Olavo Bilac - Jardim de Chuva adotado pelos moradores, moradoras e comerciantes da Santa Cecília-SP

A MADEIRA PLASTICA pode ser utilizada para fazer o acabamento nos jardins de chuva 

O mobiliário urbano poderia ser produzido com madeira plastica, pela durabilidade comprovadas, e sobretudo para otimizar os custos e  respeitar as verbas públicas e a durabilidade comprovada.

                 


Empresa Rewood.eco.br fornece a madeira plastica para a 
produção de latas de lixo de madeira plástica, com durabilidade                                                       de 80 anos e 05 anos de garantia.

Latas de lixo produzidas com madeira plástica, reciclando todos os tipos de plásticos

As latas de lixo do Parque foram feitas de madeira plástica, que tem resistência de 80 anos e um custo de R$ 2.600,00 reais, e estão no parque desde 2014.
                      

                                                       Geladeira literária 


I Encontro de Soluções Sustentáveis e Ações Afirmativas Socioambientais 

O  Encontro aconteceu em 04 de março de 2020, na Câmara Municipal e a proficiência técnica das palestrantes, a exposição de projetos inovadores foi o ponto alto do evento. A parceria entre 1º, 2º e 3º setor foi um sucesso, e as e os participantes conseguiram identificar, que se houver planejamento, vontade popular a região poderá tornar-se o bairro mais sustentável do município de São Paulo.

 

                         

                    Logística Reversa, Reciclagem, Economia Circular



Política Nacional de Resíduos Sólidos, Economia Circular, Ações afirmativas sustentáveis de logística reversa das de Conversa - Cafés Comunitários com as moradoras, para visita técnica na viela que liga a Praça São Crispim a Praça Pio XI

   


       

Histórico das ações coordenadas pela Annabella Andrade e Rafael Abrahão diretor da Santa Cia e apoiadas pelos moradores(as).

   

Redes Sociais do Movimento



https://santaciadeteatro.com/movimento-pela-praca-sao-crispim/ Pagina colaborativa do Movimento                                                         

https://www.facebook.com/groups/2780334885342623 Grupo Privado

Histórico das ações afirmativas da sociedade civil organizada

https://www.facebook.com/preserveapracasaocrispim/ 

https://www.instagram.com/preserveapra


    Movimentos Sociais que apoiam as ações afirmativas

 Associação Santa Cia , Associação de Moradores de Itaquera, Associação de Moradores e Amigos da Lapa, , Comunidade Brasil- Produtos e Projetos de Impacto Socioambiental, Conselho Nacional das Trabalhadoras(es) Universitários, Sindicato dos Engenheiros, Movimento Ipojuca Corajosa, Movimento pela Praça São Crispim, Pompeia Sem Medo, Praça São Crispim # Drenagem Sustentável, Programa Transformando Sucata em Cidadania, Rede de Parques, Sampa- Associação de Moradores e Amigos do Centro, Das’Artes Coletivo de Artesãs e Artesãos de São Paulo , Câmara de Conciliação e Mediação“ O Direito Achado na Rua, Observatório Paulista da Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual de Cuidadoras e Cuidadores da Pessoa Idosa, O Recanto do Moreno, L´Tempe Teatro Ecológico, Curso de Defensores e Defensoras Populares, Mundo Diversidade, Espacio 945, Medita Sampa,111 anos de Nise da Silveira, Economia Circular e outros.


       

Um comentário:

  1. Parabéns a todas as pessoas que amam São Paulo e fazem as coisas acontecerem !
    Vamos replicar a iniciativa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...