Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Infraestruturas Verdes & Azuis são modernas , inteligentes e embelezam as Cidades

Praças , verde sim, direito a cidade sim !!


Vamos manter os espaços de convivência da população na cidade?
Temos direitos à cidade, aos espaços públicos ! 



Como nasceu a luta pelas Praças e infraestruturas Verdes e Azuis. 

Vamos pensar em outras alternativas, antes de pensar em construir os 05 piscinões?

A SP Parcerias, a Secretaria de Desestatização convocou uma audiência pública,
 no dia 22.11.2019, as 14h00 na 6ª. feira.
A Prefeitura, por força de lei deveria convocar a população do bairro, nas ninguém ficou sabendo 
de nada; não foi publicizado nos canais de informação usuais com a população dos bairros, onde eles pretendem construir e devastar o verde.
A Prefeitura não informou nos canais de comunicação do bairro, jornais locais, o CADES, a SUB-Lapa, as inúmeras associações de moradores, as escolas, as instituições que poderiam colaborar na divulgação da audiência publica, na Galeria o Lido. A publicação saiu no Diário Oficial, apenas.





A Luta pela manutenção das Praças

Apenas um morador compareceu, o jovem Rafael Abrahão,  dramaturgo, ator e professor e diretor de teatro, que questionou a forma, a falta de divulgação, os 20 minutos de uma rápida 
apresentação, que a Prefeitura nominou como audiência pública.



Diante das violações dos direitos de participação popular, Annabella Andrade, gestora ambiental foi acionada e como militante eco-ativista, coordenou as ações da luta, coordenando as ações para assegurar o direito da população a pensar, opinar, decidir, questionar as obras dos piscinões, na Praça São Crispim, na Praça dos xxxe na quadra poliesportiva em Itaquera, na Zona Leste.

A adesão e o clamor popular foi decisivo para que a Defensoria Pública que emitiu pedidos a prefeitura,  a promotoria do meio ambiente no Ministério Público abriu inquérito, e entendeu, que foram feridos os ritos democráticos.


São muitas assinaturas de abaixo-assinados, duas rodas de conversa com os moradorxs, trabalhadoxs, comerciantes e usuários das praças, e pedido aos legisladores para que abram um canal de conciliação com a Prefeitura, para que ela ouça a população, que é parte, e será atingida pela construção de obras como piscinões.



Infraestruturas Verdes & Azuis
Nasceram os movimentos a favor das obras de infraestruturas verdes & azuis, drenagens sustentáveis, calçadas porosas, jardins de chuva, piscininhas, reservatórios de água, cisternas.




Existem outras formas de lidar com as enchentes? 
Existem muitas formas de resolver as enchentes, as inundações, sobretudo quando a população, é parte da solução.
Vamos mostrar todas as ações afirmativas, que podem substituir a construção dos piscinões nas praças, em parceria com a sociedade civil! 
Para que a Prefeitura conheça o que pode ser executado em parceria com os moradores, as soluções ambientais serão apresentadas no dia 04 de março de 2020, na Câmara de Vereadores , das 17h30 as 21h30, no auditório do 1o andar.



I Encontro de Soluções Socioambientais e Ações Afirmativas por uma cidade mais Sustentável

a)Por que a cidade de São Paulo tem tantas enchentes?

b) O que são infraestruturas verdes e azuis, comuns nas cidades mais modernas e inteligentes do mundo ? Temos editais com obras públicas com infra verde & azul?

c)Por que tantas leis, que não se integram, e não resolvem as enchentes?

d)Por que os gestores públicos não pensam em soluções integradas de longo, médio e curto prazo, para resolvermos as questões conjuntamente, coletivamente, comunitariamente com a sociedade civil ?


e)Quem é quem nesta triste história, que castiga a nossa cidade?

f)Os piscinões funcionam ? Quais soluções são viáveis?

O que são Drenagens sustentáveis? 
As leis convergem em prol de uma cidade sustentável ? 

O marco da Lei de saneamento, da segurança hídrica, das calçadas, do telhado verde, de armazenamentos e contenção das águas

Pedimos aos vários vereadores e vereadoras; conseguimos que  Vereador Natalini, entrasse neste pleito.

Neste encontro contaremos com a Presença do Engenheiro  Pedro Algodoal da SIURB, o  
Ministério Público - 4ª. Promotor Luís Roberto Proença, que instaurou o inquérito - processo nr. 43.0482.0000693/2019, a pedido de Annabella Andrade, no ano passado. 

Contaremos com a presença do Arquiteto Paulo Renato Mesquita Pellegrino, e outros arquitetos, engenheiros, estudantes, sociedade civil que está atenta as ações da prefeitura, que interfere diretamente na vida da população.
  
A engenheira  Beatriz Coddas da Geasanevita ,  Fernanda Collego Arquiteta da Santa Cia, Paula Lemos do Cota 760

Organização : Comunidade Brasil Projetos de Impactos Socioambientais , Associação Santa Cia . 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...